“1 Portanto, quando o Senhor soube que os fariseus tinham ouvido que Jesus fazia e batizava mais discípulos do que João; 2 (embora Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos); 3 ele deixou a Judeia, e partiu novamente para a Galileia.”João Cap. 4 Vs. 1-3

          Hoje, antes de dormir, senti um forte desejo de meditar na Palavra de Deus. Folheando a Bíblia Sagrada, os três primeiros versículos do Evangelho de Jesus segundo João, apresentados acima, me chamaram a atenção.
            Já tinha lido esse texto algumas vezes, mas hoje, creio que por obra do Espírito Santo, parei para meditar nestes três versículos, apenas.
            O que teria o Senhor a me falar por meio destes versículos? Enquanto escrevia este texto, eu ainda não tinha a compreensão total do que o Senhor queria me mostrar, agora compreendo e fico extremamente feliz em ver que Deus me usou para escrever este texto, da mesma forma que já me usou, há alguns anos, quando eu escrevia para o blog Ministério Cheios do Espírito Santo, pelo qual muitas almas foram, provavelmente, alcançadas.
            Meu coração se enche de prazer em saber que mesmo com todas as minhas falhas, o Senhor fala comigo. Minha oração ao escrever este texto foi simplesmente: Fala, Senhor, sou teu servo, estou ouvindo.
            O capítulo 4 do Evangelho de Jesus segundo João, é por completo belíssimo, e traz uma mensagem espiritual riquíssima  para a Igreja de Deus. Recomendo que meditem.
            Por ora, compartilho neste texto a reflexão que partiu da seguinte indagação ao ler esses versículos, pelos quais Deus falou ao meu coração: por que, Jesus, ao saber que os fariseus tinham ouvido que ele fazia e batizava mais discípulos do que João, deixou a Judeia?
            A Bíblia nos mostra que em outros momentos Jesus enfrentou e confrontou os fariseus. Por que tomaria ele a decisão de se retirar?
            Há alguns pontos na mensagem destes três versículos:
·         Mesmo em sua forma humana, Jesus poderia saber com antecedência sobre a descoberta e maldade dos fariseus sobre o assunto se Deus permitisse, como aconteceu em outros momentos. Mas vemos que Deus não permitiu que Jesus soubesse muito antes, descobrindo isso mais tarde, provavelmente por meio dos seus discípulos.
·         Jesus mesmo não batizava, mas seus discípulos, logo a fama dos discípulos apontava para Jesus Cristo, ou seja, os discípulos batizarem era o mesmo que Jesus batizar.
·         Ao saber, Jesus tomou uma decisão importante que decidiria o restante do seu ministério.
Estes apontamentos são importantes para nós, a Igreja de Jesus Cristo. O primeiro apontamento nos mostra que nem sempre Deus nos mostrará todas as coisas que iremos enfrentar. Ele permite que vivamos experiências em que seremos confrontados com situações inesperadas.
O segundo apontamento, sabiamente destacado por João, nos gera uma pergunta para refletirmos: como servos de Jesus Cristo, nossas obras têm apontado para Ele? Será que ao olhar para nós as pessoas reconhecem as obras de Deus? Temos sido motivos de honra ou de vergonha para a obra Dele?
O terceiro e último apontamento desta reflexão é de igual importância. Jesus toma a decisão de deixar a Judeia. Se lermos o restante do Evangelho Segundo João, entenderemos que ainda havia muito do Ministério de Jesus a ser cumprido, e mesmo naquela viagem de retirada, muitas almas haviam de ser salvas. Muitas coisas poderiam ter sido diferentes e modificado radicalmente seu ministério se Jesus não tivesse tomado aquela decisão, guiado pelo Espírito Santo.
A jornada do cristão não é fácil. De vez em quando, teremos de tomar decisões que surtirão efeitos em nosso ministério. Teremos que renunciar a coisas, mudar rotas e, às vezes, precisaremos nos retirar. Isso é bastante amplo, e “se retirar” pode significar muitos aspectos de nossas vidas, mas o ponto é: se algo impede nosso ministério, precisamos tomar uma decisão.
Eu compreendo o porquê de Deus me dar esta palavra para minha vida. Aceito-a e reflito sobre ela em meu coração, firmando o compromisso com Deus de modificar fatores que estão atrapalhando meu ministério. Compartilhei esta mensagem aos jovens da minha igreja, pedindo gentilmente que cada jovem, liderança e todos os demais participantes deste grupo, refletisse e deixasse Deus falar aos seus corações por meio desta palavra. Faço o mesmo pedido aos leitores deste blog. Em nome de Jesus, amém.


                         Resultado de imagem para deixe Deus falar

Por Marcos Silva