Edson Grothe
Somos diversos Cristãos pelo mundo divididos em diversos Ministerios cada um tendo diversas missões Evangelisticas.
Vejamos este texto na bíblia e o ensinamento de Jesus, em Mateus 23:1-8:
1 | Então Jesus falou à multidão e aos seus discípulos. |
2 | Ele disse: - Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para explicar a Lei de Moisés. |
3 | Por isso vocês devem obedecer e seguir tudo o que eles dizem. Porém não imitem as suas ações, pois eles não fazem o que ensinam. |
4 | Amarram fardos pesados e os põem nas costas dos outros, mas eles mesmos não os ajudam, nem ao menos com um dedo, a carregar esses fardos. |
5 | Tudo o que eles fazem é para serem vistos pelos outros. Vejam como são grandes os trechos das Escrituras Sagradas que eles copiam e amarram na testa e nos braços! E olhem os pingentes grandes das suas capas! |
6 | Eles preferem os melhores lugares nos banquetes e os lugares de honra nas sinagogas. |
7 | Gostam de ser cumprimentados com respeito nas praças e de ser chamados de "mestre". |
8 | Porém vocês não devem ser chamados de "mestre", pois todos vocês são membros de uma mesma família e têm somente um Mestre. |
9 | E aqui na terra não chamem ninguém de pai porque vocês têm somente um Pai, que está no céu. |
10 | Vocês não devem também ser chamados de "líderes" porque vocês têm um líder, o Messias. |
Algumas, são considerados religiões, outras consideradas seitas, outras chamadas "religiões biônicas" sequer consideradas, estas últimas devem ser rejeitadas pois sua finalidade é exploração de pessoas e contrariedade e distorção da doutrina bíblica, surgiu com advento marxista latino americano, denominado neocristianismo.
O meu conselho a você caro irmão que está lendo este artigo é que siga a Jesus e frequente onde seu coração se sente bem, mas nunca se esqueça de olhar para o Senhor, entretanto sempre procure afastar-se de doutrinas que contrariam as escrituras, pois independentemente do local onde está seguindo, somente Jesus pode salvar a sua alma desse mundo de perdição, porque Ele é a porta.
Pelo que estudei e a muito tempo me dedico a isto não existe melhor religião que outra, ou melhor seita que religião, porque o caminho é Jesus, e poucos pessoas estão focados no Verbo Divino e olham mais para a religião como "status", e não olham para Jesus, declinam inconscientemente da salvação, até chegam ao ponto de brigarem entre cristãos achando que uma religião é melhor que outra, uma seita é melhor que uma religião, ou uma seita é melhor que outra. Somos imperfeitos e as vezes há embates, entretanto devemos focar em Cristo, sem Ele não se santificamos e ninguém verá a Deus. Oque nos aperfeiçoa é o Verbo que é Jesus, pois Nele se cumpriu a palavra dos Profetas. Portanto não podemos servir a Deus contrariando seus princípios.
Todas as religiões ou seitas são feitas por homens e sujeitas a inúmeros erros. Mas melhor com elas do que sem elas.
Religião vem do latim ¨religare¨, tem o siginificado de religação.
O vocábulo “seita” provém do latim “secta”, que possui três sentidos:
1. seita, escola filosófica (sent. próprio);
2. linha de conduta política, partido (por extensão);
3. princípios práticos, método, gênero de vida (sent. figurado); tais sentidos, como percebemos, são muito extensos e necessitam ser melhor compreendidos…
Como o latim é uma língua muito precisa, podemos analisar outras palavras que possuem o mesmo radical (“sect”) para, assim, chegarmos a uma conclusão clara do que é uma seita. Desta forma:
Sect-arius: cortado,castrado.
Sect-ator: 1. companheiro assíduo; 2. sectário, o que acompanha; 3. sectário, discípulo.
Sect-ilis: o que é susceptível de ser cortado. Sect-io: 1. ação de dividir cortando, corte; 2. (jur.) venda em hasta pública de bens confiscados.
Sect-or: 1. seguir habitualmente, acompanhar, ir atrás; 2. o que corta, cortador; 3. (jur.) comprador de bens confiscados.
Sect-ura: corte.
Daí percebemos que as palavras-chaves para se compreender o radical latino “sect” são “corte”, “divisão”; logo, seita (“sect-a”) é um grupo de cunho religioso separado, que vive à margem da religião original. São como ramos que saem do tronco de uma árvore, tronco este que, por sua vez, está solidamente enraizado na doutrina do seu Fundador original…
(Fonte : https://afeexplicada.wordpress.com/2011/08/24/protestantismo-seita/)
Para se ter uma ideia o próprio Cristianismo era considerado uma seita Judaica
Vejamos:
Na sua acusação perante o governador Félix, Tértulo disse que o apóstolo Paulo era “o principal agitador da seita dos nazarenos” (Atos 24:5).
Atos 24:5
5 "Temos achado que este homem é uma peste, e promotor de sedições entre todos os judeus, por todo o mundo; e o principal defensor da seita dos nazarenos;"
Portanto alerto aos irmãos tendes paciência com os demais irmãos que estão procurando o Caminho, sede paciente e não julgues.
Jesus disse:
"Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês."
Mateus 7:1-2
0 Comentários